por Camila Silva

Tem gente que acha ser preciso muito investimento em dinheiro ou em ingredientes caros e especiais para ter uma vida mais saudável e, consequentemente, uma aparência mais enxuta e feliz. A verdade é que não há desculpa para começar hoje mesmo a adotar alguns hábitos de alimentação simples no dia a dia, que podem dar início à sua transformação. Basta querer pôr em prática.
Para comer bem sem gastar
1. Maneire no sal
A ingestão excessiva de sal é uma das principais causas da retenção de líquidos, que além de nos fazer sentir mais pesadas, também muitas vezes costuma inflamar nossa barriga. Seja como um condimento, presente em alimentos processados, molhos ou qualquer tipo de alimento, o sal é o inimigo de nossa saúde e do corpo.
2. Beba mais líquido
Uma quantidade considerável de água por dia é ideal para nos mantermos bem hidratadas e nos ajuda a prevenir e combater a retenção de líquidos. Os especialistas recomendam beber pelo menos dois litros de água por dia, para também prevenir a constipação, que é outra causa de barriga inchada.
3. Esqueça o refrigerante
Refrigerantes contêm muito açúcar (versão normal) ou muito sódio (versões diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aumento de peso.
4. Evite alimentos fritos
Frituras são digeridas mais lentamente e provocam inchaço na região abdominal. O alto teor de gordura e sódio também faz engordar mais facilmente, além de também provocar retenção de líquidos.

THINKSTOCK
Diurético natural, a melancia ajuda a prevenir o inchaço
5. Coma melancia
A melancia é um diurético natural e ajuda o organismo a minimizar a retenção de líquidos, evitando o inchaço. Além disso, a polpa vermelha é rica em substâncias como o licopeno e a glutationa, antioxidantes que a tornam rejuvenescedora, e atuam na prevenção ao envelhecimento da pele.
6. Coma abobrinha
Com poucas calorias e baixo teor de sódio, a abobrinha reduz a retenção de líquidos e facilita a digestão. É opção supersuculenta para fazer em ‘postas’ grelhadas, mas também pode ser recheada com arroz integral e queijo branco.
7. Coma arroz integral
Substituir o arroz branco pelo integral é uma troca eficiente. Meia xícara do grão integral contém 1,7g de amido resistente, um carboidrato saudável, que ajuda o metabolismo a queimar gorduras e fornece bastante energia. Para completar sensação de saciedade prolongada por mais tempo, consuma sempre com feijão.
8. Coma berinjela
Composta por 92% de água, a brinjela possui saponina, que auxilia na quebra das moléculas de gordura e impede sua absorção pelo organismo. Você pode adicionar o legume ou a farinha de berinjela às suas preparações rotineiras.
8. Use o limão para temperar
O cítrico tem poucas calorias e muita vitamina C, que é antioxidante e funciona como uma espécie de detergente de impurezas e gorduras – tipo um “detox”. É na casca que são encontrados óleos essenciais capazes de descongestionar o fígado e estimular o metabolismo. O truque adotado pela cantora Luiza Possi é adicionar as lascas logo antes de comer. Outra dica preciosa é congelar o limão antes de usar o ralador. Facilita o processo e conserva a fruta por mais tempo.
9. Coma ovos de manhã
Café da manhã com ovos pode ser o segredo pra te ajudar a emagrecer. "Estudos sugerem que pessoas que começam o dia com ovos não apenas ingerem menos calorias ao longo do dia, como também perdem significativamente mais gordura corporal", contou a nutricionista e chef de cozinha Christine Bailey à Marie Claire britânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário