quarta-feira, 30 de março de 2016

Abdominal power: três exercícios inspirados nos lutadores para trincar

Quem quer uma barriga firme e desenhada levanta a mão - e dê um play no nosso vídeo. É hora de colocar tudo no lugar!


ESCRITO POR : DEISE COELHO

Abdominal fight
Arquivo pessoal
Se você acha que aquele abdômen trincado que os lutadores exibem no ringue é de graça, está de hora de mudar o seu conceito. Os treinos diários incluem muitos movimentos que trabalham a região do core. E é por isso que convidamos o personal fighting Rodrigo Ruiz, treinador de famosas como Sabrina Sato, Anitta e Thaila Ayala, para mostrar três exercícios inspirados no jiu-jitsu e no mma. E para provar que nós mortais (e malhadoras de academia) conseguimos executar os abdominais, convidados a blogueira fitness Bruna Cardoso para testar. "Achava a luta um pouco agressiva, mas não é. Além disso, precisamos sempre mudar o estímulo dado aos músculos, então, o treino está aprovado!", disse Bru, fitgirl do @brurealife no Instagram. 
 

Assista ao vídeo com a série de abdominal fight 



Transforme a escada em uma academia

Está de férias e longe da academia? Se você tem uma escada por perto, seu problema está resolvido 

POR: DEISE COELHO

Treino na escada
Raquel Espírito Santo
Você provavelmente já ouviu falar que trocar o elevador pela escada é uma excelente aposta para queimar calorias e definir pernas e bumbum. Mas você pode ir além e adotar os degraus como aliado para desenhar o corpo todo, sabia? Outras vantagens: é fácil de encontrar e o custo é zero. Inspire-se nos exercícios abaixo e transforme a primeira escadaria que você ver pela frente em uma aliada.  

5 dicas para não desistir da academia

Aqui está o incentivo que você precisava para não parar de malhar


ESCRITO POR :REDAÇÃO BOA FORMA
mulher malhando
psphotograph/ ThinkStock/ Getty Images
Cerca de 50% das pessoas que se propõem a malhar com regularidade não chegam a completar três meses de treino, segundo pesquisas da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), organização que reúne academias norte-americanas. Precisa de incentivo para não engrossar as estatísticas? Confira as dicas dos professores Cacá Ferreira, da Cia. Athletica, e Elizabete Mamede Gomes, da Competition, e mantenha-se firme nos exercícios.
1. Dê preferência a uma academia que fique perto de casa ou do trabalho e defina um horário para malhar. Você não perde tempo com deslocamentos e transforma o exercício em hábito.


2. Defina alvos possíveis de serem atingidos semanalmente. Pequenas metas cumpridas ajudam a alcançar um objetivo maior.

             3. Se tiver dificuldades para entender sua ficha de treino, peça explicações detalhadas quantas vezes forem necessárias.

4. Não se intimide com as beldades de barrigas trincadas que desfilam pela sala de musculação. Elas já foram iniciantes um dia e podem ser fonte de inspiração.


5. Treinar como uma amiga, que tenha o mesmo estilo de vida que o seu, é uma boa medida para firmar compromisso com a atividade física. Até aquela "amiga virtual", que posta a rotina de malhação todo dia, pode servir de incentivo.

terça-feira, 29 de março de 2016

7 passos para emagrecer sem contar calorias

Sob estresse, o nosso organismo estimula as glândulas supra-renais, que fabricam adrenalina e cortisol, hormônios que preparam o corpo para situações de perigo. Ter os níveis de cortisol altos causa aumento nos estoques de gorduras

Mulher tomando suplemento na praia
Marcelo Correa
ESCRITO POR
ELIANE CONTRERAS
O terapeuta americano John Gray, autor dos best sellers Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus e A Dieta de Marte & Vênus - e a Solução por Exercícios (Editora Rocco), mostrou que a pressão do dia a dia pode fazer pior que aumentar os estoques de gordura, como mudar a química do nosso cérebro. Resultado: os níveis de serotonina e de outros hormônios envolvidos com a sensação de prazer e saciedade caem, e o peso sobe. 
As mulheres são as maiores vítimas desse processo. Mas não desanime! John Gray, médicos e nutricionistas brasileiros apontam sete passos para você driblar essas alterações e, com isso, chegar ao peso desejado mais facilmente - a estimativa é de que você perca até 1,5 quilo por semana. E sem contar calorias!

1° passo - Organize a agenda para driblar o estresse

Fugir dos compromissos de todo o dia é difícil. Mas é importante que você procure um jeito de relaxar, evitando que o stress se torne crônico a ponto de mexer com seus hormônios. Por onde começar? Organizando melhor seu dia para que sobre espaço para cuidar da casa e da família. Segundo Gray, quando nós, mulheres, não conseguimos reservar tempo para dar atenção ao parceiro ou exercer o papel de mãe, nosso organismo produz menos ocitocina, substância batizada pelo terapeuta americano de hormônio do amor. Os níveis baixos dessa substância resultam em angústia - emoção que serve de trampolim para o estresse, que pode fazer você ganhar 3, 4, 5 quilos mesmo sem abusar da comida. 
 
Para muitas mulheres, a angústia dispara o gatilho da fome. "A hipófise, glândula que se localiza abaixo do cérebro, sofre influência dos estados negativos, mandando você consumir especialmente doce", explica a nutricionista Ana Laura Guimarães, de Porto Alegre. Aí vem mais peso. Quer um conselho? Cave outros 30 minutos na agenda só para você. Aproveite para fazer exercício, meditar, hidratar o cabelo, ir à manicure, ler um livro... "Quando a mulher se cuida, além de ocitocina, aumenta a produção de serotonina", diz Gray. A partir disso, o risco do stress pesar na balança é duplamente menor. 

2° passo - Beba água ativada ao acordar

Essa é uma boa maneira de começar o dia: a água limpa o organismo e estimula o funcionamento do intestino, o que facilita a perda de peso. Se quiser um resultado mais intenso, ative sua água matinal. Como fazer isso? Para um copo de 240 mililitros, John Gray recomenda acrescentar: 
  • Suco de meio limão 
  • 1 colher (chá) de mel 
Se possível, acrescente mais: 
  • 1 dose (30 ml) de suco concentrado de fruta (uva, por exemplo), orgânico e sem açúcar 
  • 1 dose (30 ml) de extrato de aloe vera (à venda em lojas de produtos naturais). Dá para usar a babosa in natura, desde que seja livre de agrotóxicos.
Bata a parte larga e carnuda da folha e coe. 
Como esses ingredientes agem: com ação antibactericida, o limão e a aloe vera purificam o organismo, além de reforçar o sistema imunológico. Já o suco de fruta e o mel dão energia para o cérebro e o organismo começarem a produzir serotonina e outras substâncias de que necessitam para funcionar bem. Gray orienta beber a água ativada em jejum e, em seguida, fazer exercício. 

3° passo - Malhe pela manhã

Mexer o corpo aumenta os níveis de serotonina e endorfina, hormônios do bem-estar. Por isso, malhar logo pela manhã ajuda você a enfrentar melhor os efeitos do stress do dia todo. Nem é preciso passar horas na academia. Segundo Gray, fazer uma atividade aeróbica moderada é suficiente para estimular a produção de substâncias cerebrais que deixam a gente feliz e mais disposta.
 
Você pode começar andando 30 minutos num ritmo moderado. "Ficou fácil? Aumente a intensidade. O ideal é apertar o passo para que o exercício promova uma alteração saudável nos batimentos cardíacos", explica Claudia Zamberlan, professora de educação física, especializada em fisiologia do exercício, de São Paulo. No final da caminhada, faça um exercício de respiração, que oxigena as células e tranqüiliza a mente:
  • Deitada ou sentada confortavelmente, relaxe os braços ao longo do corpo. Inspire o ar profundamente pelo nariz e sinta a barriga inflar, depois as costelas e, por último, o tórax. Solte o ar também pelo nariz, fazendo um ruído com a garganta (use o ar e não as cordas vocais). Esvazie o tórax, sinta as costelas abaixarem e, por fim, o abdômen murchar. Repita dez vezes o ciclo todo. 
Você pode alternar a caminhada com aulas de ioga, pilates ou artes marciais, que também promovem a produção de serotonina e, ao mesmo tempo, trabalham a respiração. Veja no nosso site as aulas: Em paz com a ioga, Pilates sem erro e Solte as feras com o kung fu. 

4° passo - Troque o café por um shake de proteína

No lugar do café, pão e manteiga, tome um shake. No liquidificador, bata: 
  • 1 banana-nanica média 
  • 1 col. (sopa) de farinha de mandioca 
  • 1 medida (15 g) de whey protein (proteína isolada sem carboidrato e sem açúcar) sabor baunilha 
  • 1 cápsula de vitaminas do complexo B (use só o pó de dentro da cápsula, à venda em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação) 
  • 1 col. (sopa) de semente de linhaça 
  • 1 copo (300 ml) de água (ou leite desnatado) 
Essa receita tem cerca de 400 calorias - um valor energético razoável para uma refeição matinal. Apesar de ser rica em proteína, oferece carboidrato, presente na banana e na farinha de mandioca. "Essa farinha é um dos alimentos que mais estimulam a produção de serotonina", afirma Gray. A porção de gordura do bem fica por conta da linhaça. Para variar o sabor, troque a linhaça por nozes (outra boa fonte de ômega 3) e a água por suco de fruta, que deve ser considerado a fonte de carboidrato da receita e, por isso, substituir a banana. Beba o shake logo depois dos exercícios, no lugar do café da manhã. 

5° passo - Invista nos alimentos ricos em minerais

Excesso de comida industrializada, stress (olha ele aí de novo) e poluição podem prejudicar a absorção dos minerais. Esses nutrientes têm várias funções no nosso organismo - uma delas é ajudar no controle de peso. Nesse aspecto, o cromo e o magnésio são campeões. Além de atuarem no metabolismo dos carboidratos e das gorduras, diminuindo o risco de você fazer estoques extras na cintura, esses dois minerais participam da produção da serotonina. 
 
A suplementação é considerada uma boa alternativa, mas as cápsulas concentradas em minerais não devem ser consumidas sem a orientação de um profissional (médico ortomolecular, endocrinologista ou nutricionista). Outra medida é apostar nos alimentos ricos nessas substâncias. 
 
Cromo: aveia, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, figo seco, marisco, bife de fígado, lula, queijo branco. 
 
Magnésio: couve, castanha de caju, filé de linguado, lula, marisco, peito de frango, tofu, leite de soja, cebola, gérmen de trigo. 
 
Invista também no cálcio. Esse mineral favorece a queima de gordura. Mas, de novo, recorra à suplementação somente com orientação médica. 
 
Cálcio: os alimentos mais indicados são iogurte, queijo branco, cottage, salmão, sardinha, feijão, couve, leite de soja fortificado com esse mineral.

6° passo - Coma linhaça todos os dias

Só 10% da serotonina é produzida no cérebro e os outros 90% no intestino. É por isso que, se esse órgão não estiver funcionando bem, os hormônios do bem-estar podem não ser suficientes. Seu intestino é preguiçoso? Aposte na linhaça. Além de reduzir o apetite e controlar os níveis de açúcar no sangue, as fibras presentes na casca dessa semente estimulam o intestino. Por ser ótima fonte de ômega 3, também garante o equilíbrio do "cérebro emocional" - a parte ligada às emoções. 
 
"O ácido graxo ômega 3 reveste as células nervosas, ativando os receptores para a serotonina e o gaba, neurotransmissores que cuidam das mensagens do humor e apetite", explica a nutricionista Ana Laura. Mas, para aproveitar todos os benefícios da linhaça, é importante você romper a casca duríssima que a protege, o que pode ser feito de três maneiras: mastigar muito bem a semente, triturá-la no liquidificador ou, melhor, deixá-la de molho na água por oito horas - fica molinha e fácil de ser quebrada com os dentes. 
 
Não dispense a água, que vira uma espécie de gelatina e, ingerida, ocupa um bom espaço no estômago, ajudando você a economizar calorias. Duas colheres de sopa de linhaça é a recomendação diária - use uma no shake de proteína e a outra polvilhe na salada, na sopa, na fruta ou no iogurte. 

7° passo - Aposte na pílula da felicidade

O desânimo não vai embora? Talvez seja o caso de você recorrer ao 5HTP (5 hidroxitriptofano). Extraído de um legume africano, age no organismo da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina. Só que é mais poderoso. "O 5HTP sai mais facilmente da corrente sanguínea em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central", afirma Wilson Rondó Júnior, clínico-geral especialista em terapia ortomolecular, de São Paulo. 
 
Você fica mais disposta para malhar e menos propensa a devorar um pacote de biscoito recheado. Nos Estados Unidos, o 5HTP tem aprovação do Food and Drug Administration (FDA) como suplemento alimentar e é encontrado em cápsulas nas prateleiras das farmácias. Por aqui, ainda não passou pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, não pode ser vendido pronto. Mas, por ser uma substância natural, está liberada para ser usada em fórmulas manipuladas. Isso não quer dizer que você pode se automedicar. 
 
Consulte um endocrinologista ou médico ortomolecular: só ele pode definir a dosagem e o tempo de consumo do 5HTP, além de acompanhar o tratamento, pois há o risco de provocar enjôo e problemas gastrointestinais, especialmente se ingerido numa dose inadequada.

Bumbum durinho: 3 maneiras de turbinar o agachamento

Você malha, malha, malha, mas um glúteo firme e redondinho parece um sonho distante? Talvez seja a hora de turbinar o seu treino


ESCRITO POR :DEISE COELHO
Agachamento Bella Falconi
Arquivo Pessoal
O agachamento é o exercício queridinho das malhadoras de carteirinhas, você já sabe. E nada melhor do que a musa fitness Bella Falconi para te ajudar na missão do bumbum desejo. Aqui, você confere os três movimentos preferidos da fitgirl: agachamento pêndulo, pulo do sapo e agachamento sumô. Não se esqueça de contrair o abdômen e encaixar o quadril.

Assista ao vídeo:

8 dicas para se dar bem com cílios postiços

Uma piscadela fica mais sexy com belos postiços. Fuja dos erros mais comuns na hora de comprar e colar o seu par e não tenha medo de arriscar ESCRITO POR : VÂNIA GOY


COSMO cilios
Xico Buny
Quer fazer a Katy Perry, fã de cílios expressivos? O primeiro passo é observar os seus: eles são curtos, longos, ralos ou volumosos? Daí é só dar uma olhadinha nas nossas dicas e escolher um par para dar uma turbinada na sua piscada natural:

Publicidade
1. Básico do básico
Curve os pelos e passe a sua máscara de cílios favorita. Meça os cílios postiços nos seus olhos e corte o canto externo para ajustar o comprimento. Aplique um pouco de cola na raiz dos falsos, aguarde 15 segundos e só então os posicione no centro do seu olho. Depois cole as extremidades.

2. Para iniciadas
Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C,é do time que cola os postiços por baixo dos pelos naturais. Isso mesmo:ela os posiciona por baixo dos cílios, exatamente na raiz. Parece difícil, mas uma boa dose de treino vai deixar o seu olhar naturalmente amendoado como as musas que parecem circular por aí sem maquiagem alguma.

 
3. Só um detalhe
"Postiços são um complemento,e, a menos que você queira brilhar no palco, naturalidade é o segredo", diz Lu Ramos, maquiador do M.G. Hair Design, de São Paulo.

4. Tamanho é documento
"Os cílios nunca devem ultrapassar o tamanho dos seus olhos ou encostarem nas sobrancelhas", diz Rosman Braz, do salão 1838,em São Paulo. Não vá além da linha do côncavo.

5. Meio a meio
"Comece usando cílios falsos só no canto externo. Se você for cortar os postiços ao meio, cuidado: o comprimento dos pelos deve aumentar gradualmente do canto interno até o fim dos olhos", diz Fabiana.

6. Precisão cirúrgica
"Nada pode ser menos profissional do que cílios colados distantes da raiz. Se você não tem experiência,compre dois pares e treine antes", diz Sadi Consati, de O Boticário.

7. Sete vidas
"Reaproveite cílios que forem usados somente por você.Limpe os pares cuidadosamente com demaquilante depois de usar",diz Fabiana Gomes.

8. Ao contrário
"Olhos estreitos e miúdos não vão parecer maiores com postiços grandes", alerta Sadi. "Seu olhar corre o risco de ficar pesado e triste."

Produtinhos que você vai amar

Divulgação
Wispy 04, Kiss NY, R$ 18*
Divulgação
Lash 21, M.A.C, R$ 63*
Divulgação
Volume 83, Eylure, R$ 40*
Faux Lash 25152, Make Up for Ever, R$ 63*
Divulgação

segunda-feira, 28 de março de 2016

Médico ensina compensação metabólica de três dias para reverter estragos da Páscoa

por Redação


Fazer dieta é trabalhoso sempre, mas na Páscoa, a dificuldade atinge níveis ainda maiores. Isso acontece também por causa daquele almoço gostoso de família, mas principalmente pelas quantidades absurdas de chocolate que inundam seus sentidos: é ovo de Páscoa para todos os lados. E se você não conseguiu segurar a boca e enfiou logo os dois pés na jaca, o ideal é dar uma compensada. Veja como a seguir.

Como compensar o abuso da Páscoa: nutrólogo ensina 

O nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) explica como fazer a compensação metabólica de três dias: “Se durante três dias houver consumo excessivo de calorias é recomendável que, nos outros três seguintes, a pessoa faça dietas hipocalóricas para tentar compensar o balanço calórico positivo por meio de um balanço calórico negativo relacionado à sua ingestão alimentar”.
O especialista explica que, como o excesso foi cometido em três dias, e não em apenas um, o ideal é que a recuperação também tenha essa duração.

Calorias 

O nutrólogo explica que o ideal é manter nesses três dias uma dieta de no máximo 1500 calorias para que haja a compensação adequada. Elas devem vir, predominantemente, de frutas, verduras e legumes.

O ideal é que a maior parte das calorias da sua alimentação seja proveniente de frutas, verduras e legumes

Proteínas e carboidratos

De acordo com o especialista, esses dois nutrientes devem estar presente na sua alimentação, mas como não é indicado ultrapassar o limite de 1.500 calorias diárias, é importante que eles sejam derivados de fontes magras como carnes com pouca gordura e grãos.

Gorduras

Durval Filho explica que a gordura é um macronutriente de alta densidade energética, ou seja, tem muitas calorias por grama de peso, e, por isso, deve ser riscada da alimentação nesses três dias.

Alimentos para fazer a compensação 

Respeitando as orientações do nutrólogo, você pode compor sua alimentação da maneira que preferir. Abaixo, elaboramos uma pequena lista que pode te ajudar com alimentos magros e suas calorias *:
  • Morango (30 calorias para cada 100 gramas);
  • Mamão papaia (40 calorias para cada 100 gramas);
  • Uva Itália (53 calorias para cada 100 gramas);
  • Abóbora cabotian (39 calorias para cada 100 gramas);
  • Batata-doce cozida (77 calorias para cada 100 gramas);
  • Beterraba cozida (32 calorias para cada 100 gramas);
  • Beterraba cozida (39 calorias para cada 100 gramas);
  • Alface americana (9 calorias para cada 100 gramas);
  • Filé de abadejo grelhado (130 calorias para cada 100 gramas);
  • Filé de pescada (111 calorias para cada 100 gramas);
  • Filé de pintado (192 calorias para cada 100 gramas);
  • Filé mignon sem gordura (142 calorias para cada 100 gramas);
  • Músculo (194 calorias para cada 100 gramas);
  • Patinho (133 calorias para cada 100 gramas);
  • Peito de frango (159 calorias para cada 100 gramas);
  • Sobrecoxa de frango sem pele (162 calorias para cada 100 gramas);
  • Iogurte natural desnatado (41 calorias para cada 100 gramas);
  • Arroz integral cozido (124 calorias para cada 100 gramas);
  • Feijão carioca cozido (76 calorias para cada 100 gramas).

Roupa preta não é a única que te emagrece; consultora dá opções com mais cores

por Redação

Quando você quer dar aquela afinada na silhueta, a primeira opção de roupa é, com certeza, a preta. No entanto, usar sempre o mesmo tom acaba cansando e você esgota as possibilidades de looks. A boa notícia é que é possível variar no visual - sem deixar de lado os truques para parecer mais magra.
A dica é da consultora de estilo Carol Caliman, da Assinatura de Estilo. Ela explica que, apesar de a cor preta ter ficado conhecida como a que mais emagrece, o que funciona, na verdade, é usar uma única cor da cabeça aos pés. "Qualquer look com uma cor só vai emagrecer porque não cria nenhuma quebra horizontal no corpo e, por isso, vai te deixar mais longilínea", explicou a profissional durante um Facebook Live promovido pelo Bolsa de Mulher.
Looks monocromáticos
E engana-se quem pensa que a produção precisa ser em tom escuro. Carol explica que até mesmo o branco pode emagrecer se usado desta forma.
Portanto, para fugir do visual escuro, que já é batido e, muitas vezes, acaba ficando sem graça, você pode investir em qualquer look monocromático que prefira, dos tons mais coloridos aos mais sóbrios. "Se não quiser usar cores muito chamativas, existem outras boas opções, como bordô, verde militar, cinza e azul marinho, por exemplo. São os chamados ‘coloridos neutros’, que são mais discretos”, explica Carol.
Como usar
Os looks monocromáticos vão bem tanto nas situações casuais quanto nas mais formais. Inspire-se e veja como usar.
Tons clarinhos, próximos ao branco, são boas opções para quem prefere um visual mais neutro.
Para quem não tem medo de ousar, as cores fortes deixam o look mais chamativo.
Cinza e verde militar são boas opções para um looks mais sóbrio fungindo do preto total.

Sapato com salto removível transforma visual do dia a dia em look de balada: conheça

por Redação

Com a rotina agitada de trabalho e compromissos, provavelmente você já se viu na situação de precisar transformar o look do dia em uma produção noturna, sem ter tempo de trocá-lo. Para tornar essa missão mais fácil, a designer de sapatos francesa Tanya Heath teve uma ideia brilhante.
Isso porque a estilista criou sapatos com salto removível - ou seja, a sapatilha do dia a dia vira um incrível scarpin, sandália, peep toe e até mesmo bota de salto alto para eventos de maior pompa. A ideia de Tanya é que você possa tirar e colocar um salto (de tamanhos e estilos variáveis) quando quiser. Assim, além do conforto, você acaba ganhando modelos diferentes em um único calçado.
Onde comprar e preços
A ideia inovadora, no entanto, ainda é pouco acessível, apesar de estar à venda no site da designer: os modelos custam em média € 450 (cerca de R$ 1.800). Outra opção é adquirir apenas o salto removível, cujo preço gira em torno de € 40 (cerca de R$ 165).
Ficou curiosa? Confira alguns modelos disponíveis: