quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Veja como lavar, passar e guardar roupas de seda para não amarelarem

Especialista dá dicas de como cuidar de peças sofisticadas
por Melina Cabral
Feitas com fibras naturais, roupas de seda precisam de cuidados especiais na lavagem e secagem. Até mesmo o jeito certo de passar a peça deve ser levado em consideração, para evitar manchas amarelas no tecido.
Leia também:
Limpeza correta da geladeira evita contaminação; veja como fazer
Personal organizer é profissional que organiza “bagunças" e otimiza espaços
Atemporais, os tecidos de seda podem ser guardados por anos e ainda estarão em alta por várias estações. Por isso, o estado da peça deve estar sempre conservado. Kátia Spinola, sócia da loja virtual Le Marché Chic, ensina os três mandamentos para conservar a seda.
 Guarde em recipientes que respiram. Plástico jamais! Uma vez que potencializa o “amarelamento”, prende a umidade e pode até causar bolor. Prefira materiais porosos como uma capa feita de algodão. Não se esqueça dos chips de cedro ou bolinhas anti-traças para manter esses bichinhos bem longe de você.
 Mantenha em ambiente fresco. Se o seu guarda-roupas estiver próximo a uma parede em que o sol bate diretamente, trate de mudar de posição. O calor que emana pode ser prejudicial às suas roupas de tecidos delicados. Além disso, fibras de seda enfraquecem ao serem expostas excessivamente ao calor. Se precisar passar após a lavagem, certifique-se de que o tecido ainda está úmido, selecione a opção “seda” no ferro e apenas passe o verso da peça.
 Lave a sua seda à mão. É a melhor maneira de cuidar deste tipo de tecido. Lavar a seco pode ser arriscado, caso a lavanderia não entenda sobre os cuidados adequados com a roupa. Opte por detergentes para roupas delicadas e utilize uma pequena quantidade, nunca torcer ou esfregar. Se não houver outra forma e você necessitar lavar a maquina, coloque sua peça delicada em uma sacola de malha e nunca use a opção centrifugar, que pode deixar marcas irreversíveis. Usar a secadora está proibido, pois o atrito pode danificar a peça

Nenhum comentário:

Postar um comentário